quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Influência das farmacêuticas

José Geraldo de Freitas Drumond

James Drane, renomado bioeticista norte-americano e diretor do Russel Roth Bioethics Center, da Universidade de Edinboro (Pensilvânia), descreve, no artigo intitulado "The farmaceutical Industry's Influence" ("Ibero-American Bioethics: History and Perspectives"), que encontrou em países da América Latina médicos pagos diretamente para usar determinados medicamentos.

Em certas ocasiões, afirma, a "pesquisa" médica tinha sido paga para mostrar dados positivos e propiciar nova publicidade para medicamentos já aprovados. Pacientes eram frequentemente transformados em "sujeitos de pesquisa" sem o respectivo consentimento informado. Deste modo, os mais básicos princípios éticos profissionais, como a beneficência, a honestidade e o respeito foram violados pela ganância de alguns médicos e companhias farmacêuticas, que se uniam para minar os fundamentos da profissão médica.

Drane exemplifica como as grandes companhias farmacêuticas corrompem a profissão médica, como as multas pagas pela Pfizer por violações éticas nos Estados Unidos da América. A gigante farmacêutica aceitou pagar US$ 2,3 bilhões para se livrar de ações civis e criminais devido ao marketing ilegal do analgésico Bextra. A multa foi a maior da história norte-americana e a quarta paga pela empresa por propaganda ilegal, desde o ano de 2002.

artigo integral em www.medicinaeciencia.med.br/medicina/ influenciadasfarmaceuticas.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário