domingo, 23 de março de 2014

Apoio á vacinação anti HPV


Eduardo Ribeiro Mundim

Como médico cristão, sinto-me compelido, pelas reações à campanha governamental de vacinação anti-HPV1, a colocar os pontos abaixo para discussão com todos aqueles interessados.

Entendo que o governo da sociedade civil tem origem divina, com a missão de zelar pelo interesse comum, buscando as melhores condições de vida, saúde, educação e recreação a todos os cidadãos, sem nenhuma distinção que não seja originada de preceito legal.

Entendo que, mesmo sendo de origem divina, o governo da sociedade civil não deve ser tributário de nenhuma confissão religiosa – tal subordinação implicaria em elevar uma à condição superior às demais.

Entendo que quando um governo deixa de tomar uma medida, dentro do estatuto legal que o rege, que reduz o número de pessoas doentes e impede o sofrimento desnecessário é negligente com seus deveres.

A vacinação anti-HPV deve ser entendida neste contexto.

Não é a única medida efetiva contra a infecção por este vírus. Mas ao pensar nas possibilidades de contaminação e transmissão no meio de quase 200 milhões de pessoas é, sem dúvida, a mais realista e eficaz.

Por isso, como cristão, entendo ser imperativo ético, do qual não posso me furtar, apoiar a campanha de vacinação anti-HPV. Este mesmo me constrange a apontar, se necessário, desvios indesejáveis e propor correções.

Entendo que os irmãos que a ela se opõe o fazem levando em consideração situações particulares de vida, que não são o retrato da maioria da população brasileira. O mesmo imperativo ético nos impõe a fidelidade conjugal, dentro da qual não há o que temer qualquer doença sexualmente transmissível.

O amor à verdade força-me a não fechar os olhos ao que presencio no labor profissional cotidianamente: que cristãos frequentemente não praticam aquilo que suas denominações religiosas ensinam como vontade de Deus para suas vidas.

Qualquer metodologia de pesquisa tem suas falhas inevitáveis, o que não invalida, necessariamente, suas conclusões. O que vejo enquanto profissional da saúde, ao menos uma pesquisa aponta como fato2. Quase 2% dos homens evangélicos já mantiveram relações sexuais com travestis; mais que 50% de homens e mulheres evangélicos mantiveram relações sexuais com seus esposo(a)s antes do matrimônio; quase 12% das evangélicas e 25% dos evangélicos admitem terem traído seus cônjuges.

Portanto, tenho que apontar aos irmãos contrários à campanha, que o ideal defendido ainda não é o real, e a campanha tem o potencial de proteger a todos.

Discordo que a vacinação seja um incentivo à prática sexual precoce. Se assim o fosse, também seria um incentivo a informação da existência de preservativos e anticoncepcionais; a não separação entre os sexos nos momentos de culto e estudo bíblico; a própria sexualidade individual, que somente pode ser reprimida ao preço alto de doenças psicológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário