segunda-feira, 7 de julho de 2014

Manipulação de dados preocupa AMB

O Ministério da Saúde divulgou, no dia 30, que o número de atendimentos médicos nas unidades de Saúde de Rio Preto e região aumentou com dados de janeiro de 2014. Porém, nenhum dos profissionais do Programa do Governo Federal atuava na região nesse período. Os médicos começaram a chegar à região em março. 

O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, insistiu no comparativo no número de atendimentos entre janeiro de 2013 e o mesmo mês este ano. Porém em Rio Preto, cinco médicos cubanos, quatro brasileiros e um italiano chegaram entre abril e junho deste ano.

"Nós comparamos os dados de janeiro de 2013 com janeiro de 2014 e percebemos algumas coisas significativas, como o aumento expressivo, de 100%, no acompanhamento de pacientes com diabetes. No acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial também houve aumento expressivo. Também observamos uma redução no número de encaminhamentos para hospitais, que mostra que os pacientes estão tendo mais acesso à atenção básica e a atenção básica está resolvendo mais problemas", disse o diretor.

O Ministério da Saúde informou também que houve um aumento de 78,5% no total de atendimentos a pacientes com hipertensão arterial e de 15,8% no número de consultas de demanda imediata.

O presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, afirmou ser um absurdo a manipulação de dados. "É lamentável que tentem ludibriar a população com números que não condizem com a verdade. A população está vendo o caos instalado na saúde pública do Brasil. O Governo precisa atuar naquilo que vai impactar melhorias: financiamento adequado, boa gestão e combate à corrupção. Precisamos de acesso com qualidade. Continuamos lutando por uma saúde digna para os brasileiros e condenamos mentiras, manipulação de dados e informações assim como qualquer outro viés. Saúde é nosso bem maior e o povo brasileiro merece respeito!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário