terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Nutrição saudável

Nutrição saudável: bênção ou maldição?

Nutrição saudável: ciência ou religião?

Nos últimos tempos "dieta saudável" tornou-se o assunto do momento: nas mídias, em casa, nos consultórios, nos bares... É interessante como, em geral, as pessoas se referem a ela como um ideal, mas não a fazem.

Por quê?

Talvez porque seja algo que não está ao meu alcance, é apenas um horizonte perdido, um paraíso para se sonhar com, sem pretender estar nele.

Talvez porque seja uma ideia muito vaga - como fazer algo que não se tem ideia de como seja?

Talvez porque dieta saudável tenha se tornado sinônimo de alimentação chata, sem prazer. E, acredito, ninguém quer ter uma longa vida chata...

Proponho que "dieta saudável" signifique colocar para dentro do nosso corpo os nutrientes necessários (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais) através dos alimentos que gostamos de ingerir. Se necessário, como pessoas adultas, admitimos comer com regularidade algum que não nos seja agradável pelos benefícios que nos traz.

Se sua saúde pede alguma moderação no seu prazer de alimentar, converse com a pessoa profissional de saúde que orienta você: como é possível melhorar sem trocar o meu prazer em comer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário